Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?
PT EN
A Quinta da Atela foi criada em 1346 pelos Condes de Ourém e doada ao Convento da Graça de Santarém dos Agostinhos Calçados, na altura ainda denominada por Quinta da Goucha.

A História desta quinta remonta-nos para o século XIV, mais concretamente para o ano de 1346, quando o seu nome ainda era Quinta da Goucha e Atela e tinha como proprietário D. Afonso Telo de Menezes, Conde de Ourém e de Barcelos, genro de D. Nuno Álvares Pereira. Mais tarde, é doada a uma ordem religiosa, o Convento da Graça em Santarém. No final do séc. XX quinta é comprada por Isidoro Maria de Oliveira, fundador das Salsichas Izidoro.

Após o 25 de Abril, em 1974, a quinta foi ocupada durante uma década. Anos mais tarde foi restituída aos antigos donos, já com uma parte significativa de pose da cooperativa agrícola. Em 2017 foi adquirida pelos seus atuais proprietários, D. Anabela Tereso e o seu marido Sr. Fernando Vicente, nomes ligados à Agropecuária com o Valgrupo. Atualmente encontra-se com uma identidade totalmente renovada, tendo sido recuperado todo o seu palacete e reformulada toda a sua gama de vinhos.

Situada na margem sul do tejo, no concelho de Alpiarça, é composta por 600 hectares. Aqui encontramos castas como: Chardonay, Fernão Pires, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Arinto, Pinot Noir, Trincadeira Preta, Alicante Bouschet, Caladoc, Aragonez, Syrah, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Castelão.

O cultivo das vinhas, é feito por colaboradores experientes com recurso à mais recente tecnologia, uma enologia simples e sustentável de forma a obter vinhos equilibrados e elegantes, respeitando sempre o meio ambiente.

Com mais de 74 anos, a quinta detém ainda a parcela de nome Carvalhita, uma vinha “sui-generis”, que surge do cruzamento entre o Castelão Francês e Trincadeira Preta. Com inúmeros prémios e louvores, os vinhos obtidos desta parcela evidenciam o melhor de ambas as castas.

Com um terroir perfeito, a Quinta da Atela produz vinhos inconfundíveis e elegantes, com o equilíbrio perfeito para se virem a tornar vinhos inesquecíveis.

A Quinta da Atela, para além de uma excecional gama de vinhos é detentora de um dos mais belos espaços de enoturismo da região, oferecendo ao público que a visita experiências únicas que aliam a cultura do vinho ao turismo de habitação e eventos. O reconhecimento desse esforço e dedicação culminou na atribuição do galardão de melhor Enoturismo do Tejo, em 2022, à Quinta da Atela.

114072/AL